quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

The show must go on

A novela não pára. Depois da emoção provocada pelo ataque traiçoeiro ao comentador desportivo, novos protagonistas entram em cena. É preciso manter o público agarrado ao écran. Pela direita alta entra Paulo Portas e dá a sua deixa. O Ministro da Agricultura entra pela esquerda baixa, espeta o dedo acusador e, com tanto de oportuno como de inconveniente, dá a réplica. Paulo Portas assume o centro da cena e ameaça com os tribunais ... aqui o enredo pára ... as cenas dos próximos capítulos terão que aguardar ... é a técnica do "suspence" a impor-se.

Amanhã outros membros  da "família", que todos os dias nos entra em casa, assumirá uma outra intriga, um outro enredo.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Pobreza - estatísticas

A tradição já não é o que era. A pobreza era uma tema exclusivo do Natal.

"Este cantinho à beira-mar plantado" ameaçará revolta? A campanha está em marcha. A onda cresce. Domina a opinião publicada. Estará o mal-estar difuso a crescer de intensidade? A transformar-se em doença terminal? Os arautos da desgraça estão a ganhar a guerra, quando até eu começo a ter dúvidas. Estarei a ser levada pela propaganda?

Falta-me rua. Vivendo neste ciclo: trabalho/casa/trabalho/casa o concreto foge-me todos os dias.

Hoje interrogo-me: A Oeste nada de novo?

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Coesão nacional

"Sente-se hoje na sociedade portuguesa um mal estar difuso, que alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional. ....
Assumindo o dever cívico decorrente de uma ética da responsabilidade, a SEDES entende ser oportuno chamar a atenção para os sinais de degradação da qualidade da vida cívica que, não constituindo um fenómeno inteiramente novo, estão por detrás do referido mal estar."

Não é novo. Não. É velho. Vem de longe. Este mal difuso está-nos no ADN.  É o traço de união do ser português. Sem ele não haveria coesão nacional. 

A Oeste nada de novo.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Diga lá excelência!

Ana Gomes nome de Mulher. "Tiro-lhe o chapéu"!

Os vencidos da vida

E agora já era tarde, lembrou Ega. Então Carlos, até aí esquecido em memórias do passado e síntese da existência, pareceu ter inesperadamente consciência da noite que caíra, dos candeeiros acesos. A um bico de gás tirou o relógio. Eram seis e um quarto!
- Oh, diabo!... E eu que disse ao Vilaça e aos rapazes para estarem no Braganza pontualmente ás seis! Não aparecer por aí uma tipóia!...
- Espera! exclamou Ega. Lá vem um «Americano», ainda o apanhamos.
- Ainda o apanhamos!
Os dois amigos lançaram o passo, largamente. E Carlos, que arrojara o charuto, ia dizendo na aragem fina e fria que lhes cortava a face:
- Que raiva ter esquecido o paiosinho! Enfim, acabou-se.
Ao menos assentamos a teoria definitiva da existência. Com efeito, não vale a pena fazer um esforço, correr com ânsia para coisa alguma...
Ega, ao lado, ajuntava, ofegante, atirando as pernas magras:
- Nem para o amor, nem para a gloria, nem para o dinheiro, nem para o poder...
A lanterna vermelha do «Americano», ao longe, no escuro, parara. E foi em Carlos e em João da Ega uma esperança, outro esforço:
- Ainda o apanhamos!
- Ainda o apanhamos!
De novo a lanterna deslizou, e fugiu. Então, para apanhar o «Americano», os dois amigos romperam a correr desesperadamente pela rampa de Santos e pelo Aterro, sob a primeira claridade do luar que subia.

Os Maias - Eça de Queiroz

Face à polémica que aqui nasceu, o meu modesto contributo. Nada como regressar à fonte, para tomar partido. Do texto acima concluo que "a teoria" não passava de literatura. Deixou marcas profundas. Saíu dos salões literários para a rua. Nas cidades e aldeias foi bem adubada e cá ficou. É tão nossa, hoje! 
Faz-nos mal. Pequeninos, complexados e inferiores.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Desabafos (2)

As tarefas não são difícieis de executar. São é demasiadas e precisam de tempo. Que fazer? Dar prioridade aos emails?  Ao cliente que do corredor espreita pela porta do gabinete? Que fazer dos 2 telefones? Se atendo o fixo ... toca o telemóvel. E depois os papéis que se acumumulam na secretária? As reclamações que é preciso analisar e decidir.  E o pessoal ... as suas tricas, invejas, ciúmes, as suas tentativas de sedução, os seus namoros. Eu sou melhor, aquele errou. Esta caíu no autocarro a caminho do escritório, logo acidente de trabalho, uma semana em casa. O filho da outra fez uma birra à porta do infantário. Uma hora de atraso. Reuniões de pais. Aniversários de filhos, maridos ou próprios. Beltrano tem as partilhas. Assistência à família. Antes eram só elas, agora também eles. O carro delas e deles também avaria. Exames médidos, análises, gripes, dedos entalados, ombro deslocado (a culpa foi do cão). Fisioterapia diária. Reunião com um cliente: Batem à porta. Desculpe, é urgente "a casa está a arder" que faço? (Aplica os regulamentos! Usa a cabeça, pensa! Porra! Está tudo previsto). Desculpa interromper: Já sou avó... tenho que ir ver o meu netinho. Parabéns! Os Recursos Humanos: Então? as avaliações. O prazo já expirou! As Finanças: A folha de vendas sai amanhã às 11.00h. Está tudo pronto?

E eu alí firme! horas intermináveis... numa mão a sandes a outra teclando. Gente a pedir ajuda, desesperada. É TUDO URGENTE! ESTÁ TODA A GENTE COM PRESSA! Kindly reminder! escrevem eles, assim mesmo, a vermelho, 2nd request, Please reply! its urgent! Dont forget! Please help!

Hoje sinto-me um help desk ... estou cansada ... sempre que planeei férias, alguém se antecipou e planeou por mim... do passado ano ainda faltam muitos dias para gozar ...  já não estou a dar conta do recado! Essa é que é a verdade!

Parar para reorganizar! dizem os teóricos e os que têm tempo. Descentralizar, dizem outros! Pois... teorias! E espaço mental? ... e pessoal? e teeeeeeeempo?

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Desabafos (1)

... representar com dignidade a associação ... A única política da malta é curtir e representar com dignidade o Carnaval de ...  criaram as condições para construir um espaço urbano que pudesse representar com dignidade um lugar social de encontro, de descanso e de memória. ...representar com dignidade a bandeira portuguesa... ... temos um papel importante na defesa legítima da democracia e do poder que nos é delegado pelo cidadão eleitor, o qual temos de representar com dignidade ...um grupo responsável e consagrado a representar com dignidade e legitimidade os costumes de antanho das gentes laboriosas de ... Representar com dignidade, a cidade e o nosso concelho ...o ... tem, nos seus quadros partidários, gente muito boa que poderá representar com dignidade o partido...

"Representar com dignidade" ... Discursos da TRETA!

Discursos que valem a pena: (Wikiquote)

  • "Do meu ponto de vista, o que se passa é que alma e o espírito, em toda a sua dignidade e dimensão humana, são os estados complexos e únicos de um organismo. Talvez a coisa que se torna mais indispensável fazermos, enquanto seres humanos, seja a de recordar a nós próprios e aos outros a complexidade, a fragilidade, a finitude e a singularidade que nos caracterizam."
 António Damásio
  • A perfeição da própria conduta consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia."
- Voltaire
    • "Cada qual se veste com a sua dignidade por fora, diante dos outros; mas sabe muito bem tudo de inconfessável que se passa no seu íntimo".
    - Luigi Pirandello
    • "A nossa dignidade consiste no pensamento. Procuremos, pois, pensar bem. Nisto reside o princípio da moral."
    - Blaise Pascal
    • "A única dignidade realmente autêntica é a que não diminui ante a indiferença dos outros".
    - Dag Hammarskjöld

    terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

    Há 200 anos chegava a Familia Real ao Brasil

    "Quando a frota ancorou, em 22 de janeiro de 1808, um ar de irrealidade desceu sobre a região da baía. Para quem estava a bordo e para a multidão que se juntava nas docas, tratava-se de um evento inesperado e meio bizarro. A Família Real e a elite da metrópole - figuras distantes de autoridade para todos, com exceção dos escalões superiores da sociedade brasileira - haviam chegado, surgidas do nada.

    A Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, 1808-1821, iniciava, na América portuguesa, a montagem do que iria se transformar no Estado brasileiro."

    Museus, Mosteiros e Bibliotecas apressam-se a ceder o seu espólio para exposições no Brasil ... Que nada se perca!

    domingo, 17 de fevereiro de 2008

    Ser ou não ser ... Manuel Alegre

    ...

    Já de esperar se desespera. E o tempo foge
    e mais do que a esperança leva o puro ardor.
    Porque um só tempo é o nosso. E o tempo é hoje.
    Ah se não ser é submissão ser é revolta.
    Se a Dinamarca é para nós uma prisão
    e Elsenor se tornou a capital da dor
    ser é roubar à dor as próprias armas
    e com elas vencer estes fantasmas
    que andam à solta em Elsenor.

     

    Da poesia se faz política ... resultará? ... Tenho sérias dúvidas!

    sábado, 16 de fevereiro de 2008

    Sarkosy "confier la mémoire"

    "Au cours de son déplacement à Périgueux, Nicolas Sarkozy a défendu vendredi 15 février son idée controversée de "confier la mémoire" d'un enfant français victime de la Shoah à chaque élève de CM2. "On ne traumatise pas les enfants en leur faisant ce cadeau de la mémoire d'un pays, pour leur dire un jour, c'est vous qui écrirez l'histoire de ce pays. Nous, nous en sommes la mémoire, ne refaites pas les mêmes erreurs que les autres", a-t-il déclaré."

    ...

    "Nicolas Sarkozy a également profité de l'occasion pour défendre une autre de ses initiatives, également très controversée : la lecture le 17 octobre dernier dans les lycées de la lettre d'adieu à ses parents du jeune résistant communiste fusillé Guy Môquet"

    ...

    "Je maintiens que le rôle d'un président de la République, c'est aussi de parler de cela, et de tirer l'école de la République vers le haut, et de montrer à nos enfants qu'on peut être grand devant un drame comme celui qu'a été celui de la Shoah".

    A França entregue a um mestre-escola "criativo".  Imaginam o que seriam por cá as reacções dos nossos especialistas em educação?

    sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

    Sta Casa da Misericórdia ? ... Não! está a bater à porta errada.

    Hoje apetece-me dar um GRITO.
    Não! Não trabalho em assistência social, mas ... parece. Nunca tantos pediram: "cortesias",  "free of charges", "apoios", "descontos por razões humanitárias",  "descontos por ir representar o país" ... etc.

    PORRA! ... e o orçamento de receitas? para, no mínimo, fazer face às despesas?

    Já chega de pedinchões! Bem.. alguns até são boas almas... mas CARAMBA ... ultimamente tem sido um exagero... façam caridade um bocadinho mais espaçadamente. Tudo ao mesmo tempo não! Intervalem! Tá?

    terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

    Bloga-me mucho

    Este post é para o Besugo 

    "Nunca aqui escrevi nada de jeito"

    Opiniões! ... Gosto  do que escreve . Adivinho um ser humano (receio os adjectivos) por detrás de teclado. Comovo-me com as histórias dramáticas dos seus doentes. As suas controvérsias com o Maradona, são uma delícia.  Sorrio. Rio. Leio-o em voz alta ao parceiro (mais quando o assunto é Sporting). Rimos os dois. É isso! É isso mesmo! - diz ele, solidário à distância.

    "Já não tenho velocidade para o mundo"

    Por isso é que é tão bom lê-lo. Não passa a correr pelo mundo. Pára, olha e vê ... e os seus olhos valem a pena (e a sua "pena" também). Conte-nos o que vai vendo!  De ano a ano é pouco, muito pouco!

    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

    Sócrates ... a beber chá de cicuta

                              cicma40-e431d3bb6ddc3f1b352a371b355cea8e[1]      

    Sócrates foi condenado por um tribunal popular a beber chá de cicuta. Recusou os planos de fuga de Critón, ficou a ferros numa prisão em Atenas. Esperou mais de um mês a morte no cárcere, pois uma lei impedia as execuções capitais enquanto o navio sagrado não regressasse a Delos. Morreu rodeado de amigos.

     

    Aguarda-se por aí ansiosamente o regresso do navio sagrado, o momento oportuno, que o obrigue a beber a dose letal. Falta saber se lhe restarão os amigos ... e/ou se ele terá ou não os anticorpos necessários à sobrevivência.


    Resta-me assistir ao próximo episódio... o espectáculo segue dentro de momentos.

    sábado, 9 de fevereiro de 2008

    Cândido ou o Optimismo no Teatro Maria Matos

     

    Do Programa por Cristina Carvalhal, a síntese para hoje:

    "- Que mascarada é aquela? - pergunta a velha a Cacombe, em pleno Carnaval de Veneza.
    - Parece um homem a fazer de cão. E Cacombe responde:
    - Neste velho mundo não me admirava que fosse um cão a fazer de homem.

    S. Zizek afirma que os media transformam os acontecimentos do mundo em ficção, de tanto os mostrar e pormenorizar, por meio de um fenómeno de banalização. A ficção que aqui apresentamos terá, pois, de se impôr por ausência de semelhança com a realidade. As personagens, os lugares, as acções, são sugeridas ou parcialmene figuradas, as épocas misturadas, porque é nessa distância à coisa real, que esta fábula ou falsidade poderá adquirir um carácter real."

    Vamos ao Teatro e penetramos num outro mundo que, ao invés de nos irritar ou revoltar, nos interroga. 

    quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

    Mas ah sim, que me não lembrava! Eu não prego a vós, prego aos peixes."

    Vós, diz Cristo ...falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar... Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo ; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!
    ...
    Oh que boa doutrina era esta para a terra, se eu não pregara para o mar!
    ...
    E debaixo desta aparência tão modesta, ou desta hipocrisia tão santa ... o dito polvo é o maior traidor do mar.

    Padre António Vieira
    S. Luís do Maranhão, 1654

    terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

    A hora absurda

    Hoje apetece-me Fernando Pessoa:

    ...

    O palácio está em ruínas... Dói ver no parque o abandono
    Da fonte sem repuxo... Ninguém ergue o olhar da estrada
    E sente saudade de si ante aquele lugar-outono...
    Esta paisagem é um manuscrito com a frase mais bela cortada...

    ...

    100 anos é muito tempo

    D. Carlos e o Principe Herdeiro foram assassinados. Os ventos da história passaram forte por aqui. Arrasaram com um modus vivendi. Portugal não era um reino de conto de fadas, onde o Rei e o povo vivessem em plena harmonia ...bem pelo contrário. A intriga e a revolta estavam latentes. O próprio Rei, viajado, culto, amante das coisas do mar e da arte, o que falava em “piolheira” referindo-se a Portugal, socorre-se de um ditador para que a ordem reinasse. Hoje, à distância, vislumbramos vidas desfeitas, angústias sofridas, miséria material e humana.

    À monarquia devemos o momentos mais venturosos da nossa história. O nosso respeito pela memória de há 100 anos é devido. Mas é passado. Aqui e agora a monarquia não faz sentido. Tão pouco ser mais um “pomo da discórdia”.

    As angústias e misérias ainda grassam  por aí. A “maçã” está demasiado dividida. Que a lembrança desses dias não sirva de motivo para mais brigas! A guerra entre gregos e troianos hoje é Teatro.

    A propósito ... a Antígona está na Barraca. A esta não vou faltar!

    domingo, 3 de fevereiro de 2008

    O grevista e a workaholic

    - Então a tua chefe veio trabalhar a um sábado?

    - Oh pá vai à merda! Ela costuma trabalhar as sábados.

    Domingo ela também foi  trabalhar... a a greve já tinha sido desconvocada.

    sábado, 2 de fevereiro de 2008

    Sócrates ou ... São Sebastião

     

    Wiblingen
    Ehemalige Klosterkirche St. Martin
    Fresko von Januarius Zick

        Há qualquer coisa nele que faz destilar o ódio.

    Qualquer dia o contra-ataque é certeiro e o homem "morre".
    Logo surgirão as carpideiras:

    -aqui d'el rei que "o mataram" ... era o homem certo para as reformas que o país tanto precisava! (Lembram-se ainda do Correia de Campos?)

    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

    Marinho Pinto - o furacão

     

                            

     

                       Que Deus lhe dê muita saúde!