domingo, 13 de março de 2011

A Manifestação dos jovens à rasca

Deixo a palavra aos meus filhos (retirado à socapa do facebook):

Ele – Eng. Informático
O teu futuro só depende de ti. E eu também não sei, infelizmente, o que se pretende ao certo com este protesto. :(

Ela - Geóloga

Eu para trabalhar tive de sair de Lisboa. Estou nos Açores há 7 anos, em certas alturas com muito custo, como alguns sabem, fazem falta os amigos de longa data, faz falta a família, perco momentos de partilha importantes quer dos amigos, quer da família.... Pago todos os impostos, conquistei e continuo a conquistar o meu lugar na empresa a pulso.

Campanhas de perfuração de 6 a 8 meses, a trabalhar 12h/dia, 7 dias por semana, às vezes a levantar-me às 3 da manhã, trabalhar mais 2 a 4 horas, e às 8h da manhã em ponto pronta para mais 12 horas de trabalho (sem domingos, sem feriados). Mal pago, menos de metade do que teria direito segundo a lei. se não aceitasse alguém aceitaria. fiz uma escolha, o meu percurso para encontrar a "estabilidade precária" em que estou agora. Não saio do país há anos (a não ser em trabalho), as férias são em casa de amigos/familiares, a acampar, ou casas particulares alugadas. Não tenho um centro de saúde à porta de casa, nem uma maternidade, nem um SAP. O meu telemóvel serve para fazer chamadas telefónicas, enviar mensagens e tirar algumas fotos de qualidade duvidosa.O computador onde estou a escrever foi-me oferecido pelo meu irmão.

O projecto onde estou a trabalhar está em risco e continuo a dedicar-me tal como no primeiro dia, sempre disposta a fazer coisas que muitos diriam:

"eu? fazer cadernos de encargos, planos e orçamentos, relatórios de contas? sou geóloga pá, eu é mais pedras"..

Quantos dos que vão à manif estariam dispostos a isto? Assim conquistei a minha "estabilidade precária", porque a qualquer altura o projecto pode ser fechado e oportunidades aqui não abundam. Mas quem disse que seria fácil? Se fosse à manif, seria não pela geração à rasca, lamento, estou a pagar uma casa, tenho carro, não passo fome, mas estou disposta a emigrar e a sair de Portugal se for preciso continuar a lutar. Se fosse À Manif seria por aqueles que têm por exemplo, 50 anos e que estão desempregados há anos e que ninguém os emprega. Esses sim, estão MUITO piores, porque lhes falta aquilo que nós temos... TEMPO.
E deixo mais uma pergunta no ar... um cadinho de entropia: Qual será a percentagem de pessoas que vão à Manif que votaram nas ultimas presidenciais, legislativas, regionais, autárquicas, europeias? A abstenção é a negação de uma das únicas "armas" que esta "democracia" nos dá...

 

Aditamento:

Foi bom que tudo decorresse pacificamente e sem incidentes. Por isso, estão de parabéns.

1 comentário:

Silva disse...

Blog muito bom mesmo. Parabéns!!!!!




____________________________________________________________________

Se queres ganhar dinheiro online visita este blog-> http://berubydicasonline.blogspot.com/
Regista-te e ganha dinheiro facilmente, eu também não acreditava e ganhei :)