Má decisão. Um governo responsável não pode ceder aos desejos líricos dos autarcas.
"Beja será utilizado para o transporte de carga ou para exportação de produtos frescos como peixe (especialmente carapau). Estas afirmações foram publicadas num estudo do Ex-Ministro Augusto Mateus ... "
Há milhares de assuntos que não domino, mas este, da carga aérea, eu conheço. Com que então peixe? especialmente carapau. E pescado aonde? na Nazaré? em Peniche? em Sesimbra? no Algarve? nos Açores?
Frescos ? Produzidos onde ?... e o transporte até lá?
"Em Beja não existe Alta Velocidade nem auto-estrada, pois dista 53 quilómetros (Km) da A2 que liga Lisboa ao Algarve e, além disso, a linha férrea convencional não está electrificada, o que obriga à utilização de antigos comboios a diesel, que levam mais de 2 horas e 15 minutos no percurso Beja-Lisboa, com elevados custos para a CP, pois consomem mais de 600 litros de gasóleo na ida e volta".
Onde estão os aviões? Quem paga a operação? Quem compra e a que preço os carapaus, a fruta e a hortaliça?
Estão a pensar em aviões cargueiros? Sabem quanto custa?
Eu sei.
Caros sonhadores,
O transporte aéreo é caro. Muito caro. Só é viável para o transporte de mercadorias com muito valor acrescentado, o que não acontece com os pobrezitos dos carapaus. Talvez reconsiderasse se falassem em peixe mais nobre, mas Portugal neste ramo é sobretudo importador: Do Senegal, da Mauritânia, de Moçambique, da África do Sul ...
E se a pesca correu mal? E se não há peixe e o avião e respectiva tripulação estão no aeroporto à espera do que não vai chegar? com custos sempre a somar. Do mar há que esperar muitos imponderáveis.
E já pensaram no retorno desses aviões? Chegam vazios? Não? Então que tipo de mercadoria pretendem importar e de onde? Os fluxos das vendas coincidem, em sentido inverso, com os das compras?
A carga aérea só é viável - para este tipo de produtos - em aviões regulares mistos de passageiros e carga. Só a combinação da receita proveniente dos passageiros com a da carga, possibilitará uma tarifa por kg adequada a um preço final competitivo dos produtos nos mercados a que se destina.
Não consta que a TAP, a Air France, a KLM, a Lufthansa, a Ibéria... estejam interessadas em voar para Beja.
Bons sonhos!
Sem comentários:
Enviar um comentário