domingo, 6 de setembro de 2009

Aeroporto de Beja

Má decisão.  Um governo responsável não pode ceder aos desejos líricos dos autarcas.

"Beja será utilizado para o transporte de carga ou para exportação de produtos frescos como peixe (especialmente carapau). Estas afirmações foram publicadas num estudo do Ex-Ministro Augusto Mateus  ... "

Há milhares de assuntos que não domino, mas este, da carga aérea, eu conheço. Com que então peixe? especialmente carapau. E pescado aonde? na Nazaré? em Peniche? em Sesimbra? no Algarve? nos Açores?

Frescos ? Produzidos onde ?... e o transporte até lá?

 "Em Beja não existe Alta Velocidade nem auto-estrada, pois dista 53 quilómetros (Km) da A2 que liga Lisboa ao Algarve e, além disso, a linha férrea convencional não está electrificada, o que obriga à utilização de antigos comboios a diesel, que levam mais de 2 horas e 15 minutos no percurso Beja-Lisboa, com elevados custos para a CP, pois consomem mais de 600 litros de gasóleo na ida e volta".

Onde estão os aviões? Quem paga a operação? Quem compra e a que preço os carapaus, a fruta e a hortaliça?

Estão a pensar em aviões cargueiros? Sabem quanto custa?

Eu sei.

Caros sonhadores,

O transporte aéreo é caro. Muito caro.  Só é viável para o transporte de mercadorias com muito valor acrescentado, o que não acontece com os pobrezitos dos carapaus. Talvez reconsiderasse se falassem em peixe mais nobre, mas Portugal neste ramo é sobretudo importador: Do  Senegal, da Mauritânia, de Moçambique, da África do Sul ...

E se a pesca correu mal? E se não há peixe e o avião e respectiva tripulação estão no aeroporto à espera do que não vai chegar? com custos sempre a somar. Do mar há que esperar muitos imponderáveis.

E já pensaram no retorno desses aviões? Chegam vazios? Não? Então que tipo de mercadoria pretendem importar e de onde? Os fluxos das vendas coincidem, em sentido inverso, com os das compras?

A carga aérea só é viável - para este tipo de produtos - em aviões regulares mistos de passageiros e carga. Só a combinação da receita proveniente dos passageiros com a da carga,  possibilitará  uma tarifa por kg adequada a um preço final competitivo dos produtos nos mercados a que se destina.

Não consta que a TAP, a Air France, a KLM, a Lufthansa, a Ibéria... estejam interessadas em voar para Beja.

Bons sonhos!

 

 

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