sexta-feira, 12 de março de 2010

Agências de rating processadas por notações corruptas

As duas agências de rating mais prestigiadas do mundo (Moody's e Standard & Poor's) foram processadas pelo procurador-geral do Estado norte-americano do Connecticut. O responsável considera que ambas contribuíram para a crise económica nos EUA.

Richard Blumenthal garante que as notações atribuídas pelas agências a produtos financeiros estruturados «estavam corrompidas pelo seu desejo de ganharem retribuições elevadas» e que, «apesar das suas repetidas declarações sobre a sua independência e objectividade», quando avaliaram produtos financeiros estruturados assentes em junk bonds (obrigações lixo, consideradas de risco elevado e baixo valor), «deixaram de estar, conscientemente, à altura das suas promessas».

Para o procurador-geral foram as agências que provocaram a pior recessão económica no país desde a Grande Depressão, ao terem classificado com notas elevadas e injustamente vários produtos financeiros de risco elevado.

«Estas agências traíram a confiança pública e concederam as qualificações mais elevadas que o dinheiro pode comprar», acrescentou Blumenthal, lembrando que «incontáveis investidores perderam muito dinheiro» por culpa delas.

                                                                                                           Agência Financeira

Mundo cão! Corruptos! Sacanas!  Contaminaram o mundo com lixo. E os nossos “sábios” da economia ajoelhados perante estes oráculos sagrados. Imbecis!

Hum … talvez … pois … é isso! foram pressionados pelo Sócrates.  Que inabilidade caro PM!  é sempre descoberto. Que avance mais uma comissão de ética!

Sem comentários: