sexta-feira, 12 de março de 2010

Sismos – A minha filhota sabe tanto!

Sobre a actual crise mini-sísmica no Faial e à minha pergunta se havia alguma relação entre os terramotos que têm assolado a terra, em locais tão distantes, resolveu dar-me uma aula, por email:

A Terra é um planeta dinâmico, não estático. A superfície da terra é constituída pelas placas tectónicas continentais e oceânicas (uma crosta semi-rigida de rocha, deformável). No manto, por baixo da crosta, existe rocha derretida (magma) que circula e forma células de convecção… semelhante ao movimento da água numa panela que se encontre ao lume, aquece no fundo, sobe, é empurrada para as paredes, arrefece, desce na panela, é aquecida “and so one”. Se colocares fragmentos de papel em cima da água quente (as placas tectónicas) o papel vai-se mexer e afundar e voltar à superfície.

No Chile tens uma placa oceânica a afundar sobre a placa continental (porque o movimento do magma no manto, empurra a placa oceânica contra a continental, a oceânica afunda porque é mais pesada), formam-se assim cadeias montanhosas como os Andes (a rocha da placa oceânica derrete e depois vem para a superfice, causa vulcanismo e sismicidade) Se forem duas placas continentais a chocar formam-se cadeias como as dos Alpes (choque entre a Península Ibérica e a França e choque da Índica com a Europa)… Aqui nos Açores é uma zona onde a “água sobe” e empurra a placa oceânica. No esquema abaixo explica mais ou menos…

À esquerda o exemplo do Haiti e Japão… consegues imaginar a força que é libertada cada vez que uma placa com 7 a 10 Km de espessura é empurrada para o manto da terra? Sismos…

O caso dos Açores no meio… mais soft com menos sismos. E o caso do Chile à direita.. a fricção que a placa oceânica faz na placa continental é natural que dê muitos sismos….

Se se mexer de um lado é natural que mexa em outros para compensar e encontrar o equilíbrio das forças … A Geologia é fácil e intuitiva… ou não? (está muito simplificado, mas acho que dá para entenderes)”

sismos

Fica aqui registado, para leigos na matéria.

2 comentários:

Augite disse...

Sim, só para leigos, porque está muito, mesmo muito simplificado...

nanda disse...

Afinal é verdade: "Anda tudo ligado".